sexta-feira, 24 de março de 2017

52 semanas - semana #15


Quando li o tema dessa semana achei que seria um post bem fácil de escrever, mas na hora que tentei listar quais seriam as 5 piores coisas, percebi meu engano. A internet e o mundo virtual tem muitas coisas boas, de verdade. Então, tentei escolher as que mais me incomodam.

Comentários maldosos. Graças a Deus, em 9 anos de blog (sim, já tive 2 antes desse) eu só tive um comentário desse tipo e foi a partir dele que passei a moderar comentários.  Acho que hoje em dia as pessoas se aproveitam do anonimato que a internet nos permite ter e usa o mesmo para espalhar coisas ruins por ai. Xingam pessoas ou fazem "críticas", sem se importar com a pessoa que está por trás da tela e como ela irá reagir a um comentário.

Plágio. Em 2008 eu li um texto que comentava sobre como a China iria dominar o mundo. Na realidade, ele falava sobre os produtos chineses que cada vez estão ganhando mais espaço devido ao seu preço (e em alguns casos, boa qualidade também). Na época estava com meu primeiro blog, recém criado e resolvi falar um pouco sobre o tema, já que meus blogs nunca tiveram um nicho específico (mentira, tem sim, é e sempre foi blog pessoal) e eu queria dar minha opinião sobre o assunto. O texto que escrevi não era bom, com certeza já escrevi coisas melhores, mas, um dia passeando pela internet eis que me deparo com meu texto em outro blog. Na época as pessoas eram mais amigáveis e após uma conversa, a moça excluiu o texto e até onde eu sei, nunca mais tive problemas com isso. Fiquei muito chateada em ver que as pessoas não sabem ou não querem criar um conteúdo próprio e simplesmente vão lá e copiam algo que talvez tenha tomado muito tempo e dado trabalho pra outra pessoas.

Vírus. Ok, este é o primeiro da minha lista, apesar de não estar em tal posição. Odeio vírus com todas as minhas forças. Direto a gente pegava vírus aqui em casa, mas agora investimos dinheiro em um bom antivírus (Kaspersky, pra quem tiver interesse) e desde então o computador não precisou fazer nenhuma visita ao concerto.

Crimes. Este de certa forma é uma extensão de comentários maldosos. Hoje em dia tem muita gente sendo racista, xenofóbico ou intolerante de outra forma, através da internet. Outra coisa que me chateia muito é o assédio que muitas mulheres sofrem na internet, já que com o anonimato fica muito fácil de ser escrotinho (homens também sofrem assédio, mulheres também não sabem medir suas palavras e são escrotinhas, mas é mais comum vermos casos assim com mulheres). E outra coisa são os nudes vazados por aí. Fotos de nudez podem acabar com a vida de uma pessoa. Não espalhe isso por aí! Sem contar nos milhões de golpes que existem por aí, pra tentar roubar seu dinheiro.

Spam. E nesse aqui, fica a dica prazamigas blogueiras. Ninguém gosta de quem faz spam, não seja essa pessoa! Sempre que uma blogueira vem me adicionar no face, eu aceito na maior boa vontade (em geral não aceito desconhecidos), pela oportunidade de trocar ideias e até mesmo fazer amizades. Mas quase sempre recebo um spamzinho básico no messenger logo depois. E nos grupos de whats? Recebo link de vídeo, link de post, convite pra conhecer o insta e mil e uma coisas. Eu bloqueio e não vejo. E a pessoa acaba perdendo uma possível leitora, porque toda vez que eu entrar em alguma coisa dela eu vou pensar "é da fulaninha, que faz spamm". Para que tá feio, miga!

Cumpri a missão, haha. Escolhi 5 coisas que eu odeio na internet e que são o que há de pior pra mim. E pra você? O que você detesta no mundo virtual?

Nenhum comentário:

Postar um comentário