terça-feira, 25 de julho de 2017

4 dicas para seu dia ser mais produtivo

Nessas férias eu pensei em fazer mil e uma coisas: colocar as séries em dia, colocar as leituras em dia, perder uns quilinhos, estudar francês, postar no blog, tirar fotos para o Instagram, criar conteúdo para a Fanpage, fazer algumas atividades da Empresa Júnior, etc. Mas o que aconteceu, foi que passei metade das minhas férias sem fazer nada do que eu queria. E para recuperar o tempo perdido, coloquei em prática quatro ações simples, que me ajudaram a fazer boa parte das coisas que eu queria.


Faça uma lista de tarefas
É uma dica clichê, mas funciona! Para não se perder no meio de tantas atividades é interessante planejar o seu dia através de listas, assim você não esquece de nada que deseja fazer. Você pode fazer uma lista toda noite, planejando o seu próximo dia, ou fazer uma lista geralzona, com itens para a semana ou mês. E a cada atividade feita, você dá um check. E a lista pode ser feita em um caderninho, post-it ou pode ser virtual. Uma dica de site/aplicativo para montar suas listas é o Keep e em breve farei um post sobre ele.

Tenha foco, evite distrações
Foco é uma das coisas mais importantes e serve tanto para atividades complexas, quanto para as mais simples. Se você estiver focado em uma atividade, você com certeza a fará mais rápido e com maior excelência. Esta é uma das ações mais difíceis pra mim e a grande dica é ficar longe do celular e da TV, porque são grandes fontes de distração.


Faça o que for mais urgente primeiro
Essa é uma dica que eu coloco sempre em prática. Eu costumo organizar minhas atividades por data de entrega, principalmente às relacionadas com a faculdade. E vou fazendo essas atividades aos poucos, começando pela mais urgente, ou seja, aquela que precisa finalizar primeiro. Mesmo que uma atividade sua não tenha um prazo, é legal criar um, para que você mantenha em mente que deve tentar fazer a mesma até aquela data e assim não fica enrolando.

Faça um sistema de recompensas
Esta eu aprendi com uma foto no Facebook, de um livro cujos capítulos estavam separados por chocolates. A pessoa que estava lendo, ao chegar no novo capítulo se recompensava comendo o chocolate. Assim você se mantem motivado a fazer tudo o que precisa. Outro exemplo que eu tenho aplicado nestas férias é estudar francês por meia hora ou fazer alguma coisa da Empresa Júnior e depois posso assistir um episódio de alguma série. Assim alio as duas coisas, diversão e deveres.

O que achou das dicas? O que você faz para tornar seu dia mais produtivo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário