quinta-feira, 2 de junho de 2016

[Resenha 04] - Na Mala do Imigrante

Autora: Ligia Pereira Boldori
Editora: Chiado
Duração da leitura: 5 horas
Avaliação: 💚💚💚💚 (4/5)

Na Mala do Imigrante é um livro que retrata a realidade das mais diferentes situações vividas por um imigrante. Tem de tudo mesmo. É composto por pequenos capítulos que retratam histórias de diferentes personagens, assim, a leitura se torna mais simplificada e fluida. Cada capítulo retrata uma fase do processo de imigração: adaptação, adoção, adaptação e convivência, e todos os possíveis estágios vividos desde a arrumação da mala até o momento do retorno.

O livro mostra um pouco sobre a vida lá fora, em outros países. Mostra como é deixar tudo para trás... família, amigos, amores, sonhos. E isto para ter uma chance de vida melhor, porém em alguns casos isso não acontece. As pessoas se veem sozinhas em outros países e ainda passando por dificuldade.

As personagens do livro passam por tanta coisa, como sentimentos de solidão, a sensação de que a família se esqueceu deles ou que só se lembram quando precisam de dinheiro, condições de vida ainda piores do que as que tinha pois são ilegais e assim não podem ter moradia e trabalho satisfatórios.

A Lígia retratou tudo isso de forma tocante, nos fazendo sentir o mesmo que os personagens. Ela é imigrante também e fez seu livro baseado em fatos reais. No final temos um capítulo extra para a versão impressa onde é relatada parte de sua história como imigrante e podemos ver que pra ela deu certo, apesar de algumas vezes ainda sofrer com preconceito por ser brasileira.

A escrita dela é bem fluida e divertida. Uma das coisas que mais gostei no livro é que ela usa e abusa de expressões de diferentes países e regiões e no rodapé de cada página ela explica o significado daquilo. Achei isso interessante para quem pretende viajar, mesmo que a passeio, pois exemplifica o vocabulário de diversos lugares.

Oura coisa que achei divertida e super criativa no livro foi um capítulo em que escolhemos o final. Sim, ela dá duas opções de final e de acordo com o final que desejamos somos direcionados a uma página para terminar a leitura. Infelizmente minha escolha não foi boa, não curti aquele final, achei muito triste, mas pude voltar e ler o outro final.

Gostei bastante da leitura e indico para todos que desejam viajar, não só para outros países, mas também pelo Brasil pois assim saberão um pouco sobre o que esperar. Para adquirir o seu livro você pode acessar o site da Editora Chiado.

A Lígia foi uma fofa, desde o nosso contato inicial, Ela é muito educada e me deu meu primeiro livro internacional haha. Meu livro veio de Portugal gente! Tô chique. Ela ainda mandou o livro autografado e com uma dedicatória.




E você, já leu Na Mala do Imigrante? Se sim, comente o que achou. Se não, está esperando o que? Adquira o seu e leia já!

Nenhum comentário:

Postar um comentário