sábado, 10 de novembro de 2018

4 dicas para melhorar o seu blog

Quando você inicia um blog, percebe que ser blogueira não é tão fácil quanto parece. Exige criação de conteúdos atrativos, conhecimento de marketing, noções básicas de códigos e programação, edição de imagens, entre outros conhecimentos.

Em outubro fiz dez anos de blogosfera (isso mesmo, 10 anos!!! e aqui você pode conhecer meu primeiro blog) e ao longo deste tempo aprendi muitas coisa sobre blogs e redes sociais. Não sou uma blogueira grande, mas estou contente com os resultados que já obtive até hoje e creio que se continuar me aprimorando, posso chegar a atingir resultados ainda melhores.

E pensando nisso, hoje trago algumas dicas de que coisas que aprendi com meu blog e redes sociais, que poderão melhorar o seu blog. Trago também alguns links que podem ser úteis.



1. Descubra onde seu público está!
É importante estar em todas as redes sociais porque há aumento de visibilidade, além de ser mais uma forma de você manter contato com seus leitores. Porém você deve saber onde concentrar seus esforços, principalmente quando se trata de divulgação. Essa informação você consegue descobrir através do Google Analytics. E o indicado é investir a fundo nas 3 redes sociais que geram maior tráfego para seu blog, seguindo um cronograma de divulgação para estas redes. 
Em geral, eu divulgo meus posts em todas as minhas redes sociais no mesmo dia em que faço a publicação e costumo divulgar novamente em outras datas, sendo estas divulgações posteriores mais frequentes nas redes sociais mais importantes.

2. Use o Google Analytics
Eu falei no item anterior para utilizar o Google Analytics para saber informações sobre seu público. Se você ainda não faz uso desta ferramenta, está perdendo tempo e esforço. O Analytics é indispensável para quem quer levar o blog a sério, pois além das informações sobre o público, mensura o seu crescimento. No blog da Elaine Gaspareto tem um post explicando como inserir o código da ferramenta no seu blog e ter acesso a essas informações.

3.  Saiba administrar seu tempo nas redes sociais
As redes sociais são grandes aliadas para quem tem um blog, mas também podem ser prejudiciais. Como falei no item 1, as redes sociais são locais que te permitem divulgar seu conteúdo e também se comunicar com seus leitores. Mas quando você trabalha com elas, existe uma grande chance de passar muito tempo online. Saiba dar uma pausa e viver fora das telas. Além disso, quando for seu momento de se dedicar ao blog evite ficar à toa nas redes e se concentre no seu trabalho, para que ele seja bem feito e sem desperdício de tempo. Depois, quando estiver livre, pode passar um tempo se divertindo na internet, caso deseje.

     + Caso precise melhorar sua produtividade, aqui tem 4 dicas para resolver seu problema.

4. Use imagens de qualidade
Blogs são extremamente visuais e imagens de qualidade, quando bem utilizadas, podem atrair a atenção do leitor. Para se ter noção do quão valorizadas são as imagens, posso citar o fato de termos duas grandes redes sociais voltadas para o assunto, o Instagram e o Pinterest. 
Eu tenho o costume de tirar minhas próprias fotos ou utilizar fotos de sites que disponibilizam o uso gratuito. Um destes sites é o Freepik. Para editar as fotos para o blog eu uso principalmente o Canva e o PhotoFiltre Studio. Quando são imagens que também vão para o Instagram, eu uso o Lightroom Mobile.

Espero que goste das dicas e comente aí: o que você indica para melhorar a qualidade de um blog?

Nenhum comentário:

Postar um comentário